Categorias
Sem categoria

BONITO: Referência Mundial em Ecoturismo

Bonito: Referência Mundial em Ecoturismo

No início de setembro de 2021, fui conhecer BONITO !

Foi um mergulho na natureza, com direito a muitas aventuras incluindo passeios de barco e bote, banho nas águas cristalinas de rios e cachoeiras, flutuações, mergulhos e caminhadas, podendo no caminho contemplar a rica fauna e flora da região.

Bonito é considerado por muitos o melhor destino de ecoturismo do país.

1 – Onde se localiza Bonito? 

Mapa da América do Sul apontando a localização da cidade de Bonito no Mato Grosso do Sul.

Bonito é um pequeno município brasileiro localizado no Mato Grosso do Sul na região Centro-Oeste do Brasil.

Mapa mais detalhado da localização da cidade de Bonito, mostrando a proximidade com a região do Pantanal.

2 – Como ir e se locomover no local

Para se chegar à cidade é possível pegar um voo direto (mais caro mas mais cômodo) ou voar até Campo Grande e de lá rodar 300 km até Bonito. De qualquer modo, vale a pena alugar um carro para se ter mais autonomia e flexibilidade no acesso às diferentes atrações. É também possível pegar uma van ou transfer do aeroporto de Campo Grande até o centro de Bonito. Eu optei por tomar o voo direto de Campinas (aeroporto de Viracopos) até Bonito e alugar um carro. Fiz todos os passeios com meus familiares e pequenos grupos.

3 – Aonde se hospedar

A cidade oferece muitas opções de hospedagem, entre pousadas e hotéis. Para quem está sem carro, o melhor é ficar no centro da cidade. Nós escolhemos um hotel muito agradável chamado Hotel Marruá. Outros bem recomendados são a Pousada Arte da Natureza, Zagaia Eco-Resort e Wetiga.

4 – Passeios e restaurantes

Bonito conta com uma infraestrutura muito boa quanto à organização dos passeios, considerando sempre a preservação ambiental. Existem mais de 50 opções de passeios e o mais importante, é reservar com antecedência. Os preços variam conforme a estação. No verão as temperaturas são mais altas e com chuvas e são mais caros. Nas outras estações que são mais secas e o clima mais ameno, os preços são mais baixos.

A cidade oferece bons restaurantes com destaque para a Casa do João, o Juanita e o Varandas. Vale a pena experimentar a cozinha regional cujos ingredientes principais são os peixes de água doce como o pintado, pacu e traíra e para os mais ousados, a carne de Jacaré.

5 – Meu roteiro

06/09/2021 – PASSEIO – BOCA DA ONÇA (trilha e cachoeiras)

Passeio – Boca da Onça – Entre uma cachoeira e outra, está o Buraco do Macaco. Você tem que nadar dentro de uma gruta por 5m até chegar em uma queda d´água cristalina. Bonito, Mato Grosso do Sul.

Após o café da manhã, saímos de carro percorrendo 58km (10km de terra) até a Fazenda Boca da Onça.

A trilha ecológica, a mais famosa de Bonito, tem 4 km de caminhada, passando por 8 cachoeiras com 5 paradas para banho, entre elas a Cachoeira Boca da Onça, a mais alta do estado com 156 metros de altura.

Passeio – Boca da Onça – Maior cachoeira deste passeio que leva o mesmo nome. Família reunida e ao fundo pode-se visualizar as numerosas quedas d´água que se espalham pro toda a montanha!
Bonito, Mato Grosso do Sul.

Entre uma cachoeira e outra está o Buraco do Macaco, onde se deve nadar por baixo de uma rocha grande para chegar até uma belíssima queda d’água.

Passeio – Boca da Onça – No início da trilha, uma primeira parada para apreciar uma cascata caindo do alto de uma montanha. O local está rodeado de plantas que nascem no meio de rochas sobre um riacho de águas transparentes. Bonito, Mato Grosso do Sul.

No meio do trajeto existe um quiosque que funciona como ponto de apoio e descanso, com uma lanchonete e banheiros.

No final do percurso, subimos uma escadaria com 886 degraus, com direito a algumas paradas para recuperar o fôlego. Foi construída ao longo de um paredão de calcário, onde se pode ver o cânion do rio Salobra e ter uma visão da Serra da Bodoquena no Mirante do Rapel.

Passeio – Boca da Onça – Maior cachoeira deste passeio que leva o mesmo nome. Família reunida e ao fundo pode-se visualizar as numerosas quedas d´água que se espalham pro toda a montanha!
Bonito, Mato Grosso do Sul.

07/09/2021 – PASSEIO – BURACO DAS ARARAS

Buraco das Araras – Um enorme e profundo buraco onde é o reduto das araras. Neste local, pôde-se apreciar as maravilhosas araras de cores que variam do azul para o verde e vermelho vibrante. Segue foto das araras. Bonito, Mato Grosso do Sul.

Após 55km de estrada, chegamos ao Buraco das Araras. O passeio se inicia com uma caminhada de cerca 970m, realizada ao redor de uma imensa cratera aberta no cerrado, com aproximadamente 500m de circunferência e 100m de profundidade, sendo a maior dolina (depressão circular em forma de funil que ocorre na superfície de terrenos calcários) da América do Sul. No local foram construídos dois mirantes frente a frente para uma melhor visualização e onde se pode ouvir o eco dos sons produzidos pelas araras-vermelhas.

07/09/2021 – PASSEIO  – GRUTA DO LAGO AZUL

Cartão postal de Bonito, apenas a 21km da cidade. É uma caverna inundada por um grande lago de 90 m de profundidade. Nos meses de dezembro a janeiro, o sol incide diretamente nesse lago tornando-o mais bonito e azulado.

Gruta do Lago Azul – Dentro de uma caverna se encontra um lago de pouca profundidade e quando o sol incide diretamente nele, a cor da água se transforma em um belíssimo tom de azul. Bonito, Mato Grosso do Sul.

08/09/2021 – PASSEIO  – BARRA DO SUCURI – FLUTUAÇÃO

Flutuação no Rio Sucuri. Com todo equipamento como roupa de mergulho, sapatilha de neoprene, colete salva-vidas, máscara e snorkel, vai de barco por cerca de 1.300m onde se dá início a flutuação. Com águas cristalinas, pode-se observar a fauna e flora e inúmeros peixes. Bonito, Mata Grosso do Sul.

Depois de um curto trajeto de 16km para se chegar ao local, coletamos o equipamento necessário para fazer a flutuação: roupa e sapatilha de neoprene, colete salva-vidas, máscara e snorkel. Iniciamos o passeio por uma pequena trilha até o deque inicial. De barco, iniciamos a subida pelo rio Sucuri por um percurso de 1.300 metros até chegar num deque flutuante, de onde iniciamos a flutuação pelas águas transparentes do rio.

É possível retornar com a própria embarcação. O passeio termina no encontro das águas do rio Sucuri com o rio Formoso.

08/09/2021 – PASSEIO  – GRUTA SÃO MATEUS

Gruta de São Mateus – No interior da gruta, observam-se diversas formações geológicas que ficam mais nítidas com luzes artificiais e algumas lanternas. Na foto, eu e meus primos nos degraus da gruta. Bonito, Mato Grosso do Sul.

Esta gruta se encontra a apenas 5km da cidade. Inicia-se com uma trilha curta de 280 metros, passando por um ambiente totalmente natural, em meio a árvores centenárias. A visita ao interior da Gruta é realizada com auxílio de luz artificial e uso de lanterna. Em um percurso de 150 metros, de nível médio de dificuldade, observam-se diversas formações geológicas – estalactites, estalagmites, travertinos e outras formações calcárias. Em alguns trechos é necessário abaixar a cabeça para passar de um salão ao outro. Retornando ao receptivo, pudemos apreciar um pequeno museu com peças antigas da região.

09/09/2021 – PASSEIO – PORTO DA ILHA – BOTE

Passeio de Bote – Porto da Ilha. Em um bote inflável, eu, alguns familiares e outros turistas descemos pelo Rio Formoso passando por suaves corredeiras e cachoeiras. Foi uma grande e divertida aventura.
Bonito, Mato Grosso do Sul.

Depois de 12km de estrada chegamos ao Porto da Ilha. Fizemos um divertido passeio de bote inflável pelo rio Formoso no Eco Park Porto da Ilha. Não é necessariamente considerado rafting, mas tem um pouco de corredeiras e cachoeiras. No final, parada para um banho para relaxar.

09/09/2021 – PASSEIO – QUADRICICLO

Na parte da tarde, fomos até o Hotel Zagaia Eco Resort (5km de Bonito) para passear pela propriedade utilizando um quadriciclo. Parece fácil, mas precisa de uma certa habilidade.

10/09/2021 – PASSEIO – ESTÂNCIA MIMOSA – (trilha e cachoeiras)

Passeio – Estância Mimosa – Foto de uma das 10 cachoeiras de tamanhos e formas variadas, com locais para banho de piscinas naturais.
Bonito, Mato Grosso do Sul.

Trajeto de 25km de asfalto e terra até chegar no início do passeio. Começamos com uma caminhada pela mata ciliar do Rio Mimoso, uma trilha com extensão que pode chegar à 2.800m, contando ida e volta. Um dos trechos, de 500 metros, é feito de barco elétrico movido a energia solar. Durante a trilha passamos por 10 cachoeiras de tamanhos e formas variadas com ótimos locais para banho em piscinas naturais e uma plataforma de salto. A trilha possui passarelas suspensas e mirantes de onde pudemos contemplar a vista privilegiada da morraria (extensão considerável de morros em uma região) da Serra da Bodoquena, com as cachoeiras e os morros que formam o vale por onde passa o rio Mimoso. As cachoeiras são ricas em formações de tufas calcárias (rochas calcárias muito porosas) e, numa delas, há uma plataforma com 6 metros de altura, de onde se pode saltar dentro de um poço natural.

O almoço é sensacional com direito a um delicioso doce de leite de tacho.

Dica: vale a pena alugar uma bota de neoprene para todo o percurso.

11/09/2021 – PASSEIO – AQUÁRIO NATURAL – FLUTUAÇÃO

Aquário natural – Flutuação ao longo de 800 metros, passando por uma flora abundante e diversos peixes. O encontro do Rio Baía Bonita e Rio Formoso. Bonito, Mato Grosso do Sul.

Aquário natural – Flutuação ao longo de 800 metros, passando por uma flora abundante e diversos peixes. O encontro do Rio Baía Bonita e Rio Formoso. Bonito, Mato Grosso do Sul.

Último dia de viagem e fomos fazer uma outra flutuação (9km da cidade). Passeio começa com uma trilha na mata por 700 metros para se chegar até a nascente do rio Baía Bonita. Há um momento para contemplação da nascente e logo depois se inicia a flutuação ao longo de 800 metros, passando por uma flora abundante e diversos peixes. A flutuação termina no encontro do rio Baía Bonita com o rio Formoso, onde se pode desfrutar de uma tirolesa no Rio Formoso. Ao término retornamos por uma trilha de 1.000 metros, onde normalmente é possível ver alguns jacarés.

À tarde, voltamos para Campinas, com energia renovada e prontos para uma próxima viagem !!

Gostaria de agradecer a companhia dos meus primos, Marcelo e Bianca e dos seus queridos filhos, Davi e Lívia pela agradável convivência nesta preciosa semana!

6 – O que levar de roupa e sapato

. roupas leves com secagem rápida, inclusive uma toalha de fácil secagem para os passeios

. várias roupas de banho

. calçado para trilha e para entrar na água

7 – O que levar de objetos e outros acessórios

. celular para tirar fotos (dentro e fora d’agua)

. protetor solar e repelente contra insetos

. boné/ chapéu e óculos de sol

. uma pequena mochila para levar durante o dia

Além de Bonito, qual roteiro gostaria de saber informações e dicas de viagem?   Clique aqui e nos conte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *